quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Desafio 3 para os alunos do 3.ºCEB

 

Se eu mandasse, toda a gente aos 12/13 anos devia ser obrigada a ler “Atenção! Sou um Adolescente”, de Luísa Ducla Soares.

Acham que exagero? Olhem só este começo:

 

“Chamo-me Gonçalo e tenho treze anos. Não há coisa pior do que ser desta idade.

— Não é carne nem peixe — diz a minha mãe.

— É porco até dizer chega! E malcriado! — refila a vizinha do lado.

— Esta miudagem devia ser metida num armário fechado à chave e só sair de lá aos dezoito — opina o motorista do autocarro em que vamos para a escola, fugindo para não pagarmos bilhete pois gastámos o dinheiro do passe a carregar o telemóvel.

Eu acho que o pior de ter treze anos é ficar com borbulhas enormes como vulcões, ter o cabelo tão oleoso que parece que nos entornaram uma garrafa de azeite pela cabeça abaixo, e cheirar sempre mal dos pés. Se, ao menos, nos comprassem uns ténis daqueles que deixam a pele respirar... Mas consideram tudo mal empregado para nós porque estamos sempre a crescer...

Rasguei os jeans a ver se me compravam uns novos mas a minha irmã pôs-se logo a dar opiniões:”

 

Trata-se de um livro repleto de peripécias, próprias da idade, umas mais sérias do que outras, mas todas atuais: família difícil, droga, plantação de canábis com que o neto manda o avô para a cadeia, bullying, perfis falsos… mas ainda com espaço para pitadinhas de humor!

Acho que a autora não se esqueceu de nenhum dos dramas que, nesta idade, nos fazem andar num pânico permanente.

Leiam e depois digam se eu exagerei!

Sem comentários:

Enviar um comentário